SESSÃO ORDINÁRIA DE 18/03/2024

por V L publicado 19/03/2024 09h57, última modificação 19/03/2024 09h57

*Projeto de lei que deu entrada:

Projeto de Lei nº 7/2024, de autoria do Prefeito, que autoriza o município de Schroeder a celebrar acordo de cooperação com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Schroeder - APAE Schroeder.

Indicação nº 39/2024, de autoria do vereador Adriano D. Furtado, que sugere a manutenção da Rua Helmuth Kanzler, com execução de ensaibramento e patrolamento. Justifica-se, com o intuito de oferecer boas condições de trafegabilidade, além da manutenção facilitar aos moradores o acesso às suas residências.

Indicação nº 40/2024, de autoria do vereador João de Ávila, que sugere a limpeza da calha de concreto localizada na Rua Rio de Janeiro, nas proximidades da chácara da Mercúrio. Justifica-se, visto que a referida calha está obstruída por detritos provenientes de queda de barreira, fazendo com que a água pluvial invada a pista.

*Projetos de lei aprovado em 2ª votação:

Projeto de Lei Complementar nº 3/2024, de autoria do Prefeito Municipal, que “altera o anexo II da Lei Complementar nº 004/1998, de 19 de maio de 1998, e dá outras providências”;

Indicação nº 35/2024, de autoria do vereador Ildemar Zoz, que sugere a instalação de grupo gerador de energia elétrica no booster do reservatório de água potável, localizado na Rua Marechal Castelo Branco, defronte ao imóvel nº 738. Justifica-se, com o objetivo de garantir o fornecimento de água de maneira ininterrupta, mesmo em situações adversas, quando há falta de energia elétrica na rede da Celesc para alimentar o booster. O grupo gerador conectado ao sistema de bombeamento do reservatório, garantirá o fornecimento contínuo de água, mantendo a pressão necessária nas tubulações, evitando danos ao equipamento e principalmente garantindo o abastecimento de água para as residências, comércios e indústrias, contribuindo assim, para o bem-estar da população.

Indicação nº 36/2024, de autoria da vereadora Ana C. L. de Oliveira, que sugere a realização da limpeza das lixeiras com maior periodicidade e instalação de maior número de lixeiras no cemitério Municipal da Paz. Justifica-se, pois há grande acúmulo de lixo no local, trazendo uma sensação de abandono. O objetivo é manter o cemitério limpo e organizado, a fim de que as pessoas que visitam o túmulo de seu ente querido, tenham um ambiente mais acolhedor.

Indicação nº 37/2024, de autoria do vereador Adriano D. Furtado, que sugere a tomada de medidas cabíveis a fim de buscar melhorias na fiscalização e sinalização de trânsito da Rua Gottfried Maske, especialmente em relação ao tráfego de caminhões. Para que a via possua sinalização adequada indicando limites de peso, restrições de acesso, indicativo de rua sem saída e demais orientações pertinentes, a fim de que seja evitada a ocorrência de danos ao pavimento e calçadas, devido a frequente movimentação de veículos de grande porte. Justifica-se, haja vista que muitos veículos pesados adentram a rua para fazer o retorno e acabam danificando a pavimentação e a calçada, trazendo transtornos aos moradores e pessoas que se utilizam da via em quentão. Assim, torna-se imprescindível que medidas sejam tomadas, orientando e conscientizando os motoristas dos danos potenciais que podem ser causados à infraestrutura da via.

Indicação nº 38/2024, de autoria do vereador Everaldo M. Coelho, que sugere análise com o intuito de verificar a possibilidade de instalação de faixa elevada para travessia de pedestres na Rua Paulo Jahn, em frente ao imóvel nº 215 (Jardim de Infância Pingo de Gente). Justifica-se, devido a expressiva movimentação de pedestres e veículos no local. As faixas elevadas, são uma excelente ferramenta para auxiliar o trânsito, oferecendo segurança e acessibilidade, facilitam a visibilidade dos condutores no momento da travessia, além de contribuírem para redução de velocidade dos veículos.

Data: 25 de março (segunda-feira), às 19 horas