SESSÃO ORDINÁRIA DE 21/10/2019

por V L publicado 23/10/2019 11h25, última modificação 23/10/2019 11h40

*Resolução que deu entrada:
Resolução nº 004/2019, que estabelece o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Schroeder

*Projeto de lei aprovado em 1ª votação:
Projeto de Lei nº 51/2019, que “autoriza a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento do município de Schroeder no valor de até R$ 177.791,88 (cento e setenta e sete mil e setecentos e noventa e um reais e oitenta e oito centavos)”.

*Projetos de lei aprovados em 2ª votação:
Projeto de Lei nº 49/2019, que “autoriza a firmar termo de cessão de uso de 01 (um) veículo marca Renault/Duster 2.0 4x4, tipo automóvel, cor branca, combustível álcool/gasolina, ano de fabricação 2019 e ano de modelo 2020, chassi nº. 93YHSR3J3LJ088271, RENAVAM nº. 1205783510, placas RAE-1795, categoria oficial, com o Estado de Santa Catarina, através da Polícia Militar do estado de Santa Catarina e dá outras providências”;

Projeto de Lei nº 50/2019, que “autoriza a cessão de um veículo PAS/automóvel para a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina com atuação no município de Schroeder”.

*Moção aprovada:
Moção 007/19, de autoria do vereador Claudimir Lindner, que apela ao DEINFRA - Departamento Estadual de Infraestrutura, para que se façam esforços no sentido de viabilizar a construção de uma rotatória no acesso da SC 108 (Rodovia do Arroz)/Guaramirim com o município de Schroeder/Rua Rio de Janeiro, e viabilizar a pavimentação asfáltica no trecho, contínuo ao da Rua Rio de Janeiro/Schroeder, pertencente ao Município de Guaramirim.

*Indicações aprovadas:
indicação nº 041/19, de autoria da vereadora Marina Fernandes que sugere a extensão de iluminação pública da Rua Godffried Maske.

indicação nº 042/19, de autoria da vereadora Marina Fernandes que sugere a instalação de iluminação pública na lateral da Praça Municipal Prefeito Helmuth Moritz Germano Hertel, ao lado do imóvel nº 720, situado na Rua Guilherme Zastrow.

*Palavra Livre

Aurino Wudke – PR

Em sua explanação, o vereador mencionou a respeito da limpeza dos túmulos para o dia de finados, relatando que a falta de água no cemitério municipal é recorrente. Comentou também sobre a falta de água no bairro Schroeder I, nos finais de semana. Referiu-se novamente a respeito da necessidade de ensaibramento e instalação de tubulação de água pluvial na Tifa Araribá, sendo que o mesmo ocorre na Tifa Eichenberger.

A respeito do projeto de lei complementar que está tramitando na Casa, o qual instrui o Plano Diretor, mencionou que observou uma redução significativa dos lotes, sendo que atualmente a medida mínima é 330m², e de acordo com o projeto, passaria para 250m², assim, sugeriu aos vereadores que avaliem com cautela, pois acredita que a qualidade de vida começa com um espaço físico adequado para viver. Se o intuito da redução é para concentrar, centralizar a população, acredita ser preciso observar o que é melhor para nossa comunidade, uma vez que, o tamanho dos lotes será reduzido, porém o seu valor provavelmente não.

Valfrido Pedro dos Santos – Tio Frido – PSDB

O vereador iniciou seu pronunciamento falando sobre o tamanho mínimo de lote apresentado no projeto de lei complementar que institui o plano diretor, concordando com as palavras do vereador Aurino, acreditando que deveria ser levado em conta a qualidade de vida, pois lotes muito pequenos geram um aglomerado de residências. Mencionou também a respeito da falta de água que ocorre em alguns pontos do município, sugerindo reunião com o Executivo.

Comentou que verificou o andamento das obras da BR 280, enfatizando a boa qualidade da obra, porém não compreende o motivo de existirem tantas curvas e viadutos, acredita que a obra deveria ter sido projetada, de forma a ficar mais distante da população, o que geraria economia, podendo assim, ser destinado valores para outras obras de pavimentação, como a da Rua Mário Bagatoli. Outro fator observado, é que o elevado construído na Rua Rio de Janeiro, retirou todo o espaço destinado para calçada e uma possível ciclofaixa, prejudicando a passagem de pedestres e ciclistas.

Finalizando explanou a respeito de sua indicação que sugere a instalação de placa indicativa no início da Rua Cristiane Zerbin, informando o acesso ao posto de saúde e ao C.E.I.M Profª. Cristiane Inês Zerbin, o que facilitará a localização da unidade de saúde e de ensino, tendo em vista que os mesmos se encontram em uma via lateral do bairro Rio Hern.

Data: 31 de outubro (quinta-feira), às 19 horas