SESSÃO ORDINÁRIA DE 31/10/2019

por V L publicado 04/11/2019 20h41, última modificação 04/11/2019 20h41

*Projetos de lei que deram entrada, oriundos do Executivo:

Projeto de Lei nº 53/2019, que estima a receita e fixa a despesa do município de Schroeder para o exercício de 2020.

projeto de lei nº. 54/2019 autoriza a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento do município de Schroeder no valor de até R$ 55.000,00 (cinquenta e cinco mil reais).

*Resolução aprovada em única votação:

Resolução nº 04/2019 que estabelece o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Schroeder.

*Projeto de lei aprovado em 2ª votação:

Projeto de Lei nº 51/2019, que “autoriza a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento do município de Schroeder no valor de até R$ 177.791,88 (cento e setenta e sete mil e setecentos e noventa e um reais e oitenta e oito centavos).

*Indicação aprovada:

Indicação 043/2019, de autoria do vereador Valfrido Pedro dos Santos, que sugere a instalação de placa indicativa no início da Rua Cristiane Zerbin, informando o acesso ao posto de saúde e ao C.E.I.M Profª. Cristiane Inês Zerbin.

Giovani Fodi - PSB

O vereador reforçou o pedido de sua indicação nº 028/2019, que sugere a pintura da ciclofaixa da Rua Marechal Castelo Branco, comentou que tem percebido um maior respeito dos munícipes quanto a utilização de faixas de pedestres, o uso de ciclofaixas e que mesmo não tendo uma das melhores sinalizações ocorrem poucos acidentes no município.
Solicitou apoio aos demais vereadores para aprovação de sua indicação nº 046/2019 que sugere instalação de um reservatório de água potável na localidade dos Bairros Schroeder I e Rio Hern, pediu uma melhor distribuição de água, sendo que o pedido vem de encontro com as metas fixadas na LDO para o ano de 2019, e que os moradores dos dois Bairros sofrem com a frequente falta de água.
Apresentou a Moção nº 008/2019, de sua autoria, que solicita viabilizar a construção de uma passarela para pedestres e ciclistas na Ponte sobre o Rio Itapocuzinho, que liga os municípios de Schroeder e Jaraguá do Sul, pelo Bairros Itoupava-Açu e Santa Luzia respectivamente. Pedestres e ciclistas precisam aguardar os veículos atravessarem a ponte, para poderem transitar nela. O vereador informa que já esteve em contato com o Prefeito de Jaraguá do Sul e o mesmo apoiará a sua solicitação, pediu também apoio dos demais vereadores e do Poder Executivo.
Agradeceu a ACIAS pelo convite para participar do Lançamento da ExpoFeira Schroeder 2020, informou que o modelo será diferente dos praticados nos anos anteriores e que o Poder Público está apoiando a classe empresarial.

Janaina Bucci - PSD

A vereadora solicitou apoio a indicação nº 045/2019, de sua autoria em conjunto com o vereador Claudimir Lindner, a qual sugere ao executivo que denomine as futuras instalações do Centro de Educação Infantil Municipal, localizado em Itoupava-Açú, com o nome de Isabella Gomes dos Santos. A menina faleceu precocemente devido a um câncer. Seus pais residem no Bairro a mais de 20 anos, e ficaram felizes com a indicação, pois manterá viva a memória da filha. Mencionou que já conversou com o Prefeito Osvaldo e o mesmo concordou com a indicação. Informou ainda que já está confirmada a construção do referido centro de educação infantil municipal e que o município recebeu emenda por parte do deputado Dr. Vicente Caropreso, para execução da obra.

Aurino Wudke - PR

O vereador iniciou seu pronunciamento registrando a comemoração do dia da dona de casa e da Reforma Luterana. Na sequência, mencionou que realizou visita na Escola Municipal Emílio da Silva, onde pode observar algumas questões importantes a serem melhoradas, como a construção de um abrigo de passageiros, para que os alunos aguardem a chegada do ônibus, sugestão esta, já apontada em outro momento por vereador; também observou um forte odor de esgoto, mencionando que entrou em contato com a empresa responsável pela obra da unidade escolar, onde foi lhe informado que a parte de tubulação e bocas de lobo não foi executado pela mesma.
A respeito do projeto de lei complementar que trata do Plano Diretor, que está tramitando na Casa, mencionou que, o que mais chamou sua atenção até o momento, foi a redução do tamanho dos lotes do perímetro urbano, sendo que atualmente o mínimo é de 330m² e a sugestão é para que seja de 250m², enfatizando que se projeto for aprovado da forma que está, em muitos casos, não haverá espaço suficiente para a instalação de cisterna para captação de água pluvial, para edificações com área igual ou superior a 150m², que está previsto na Lei nº 2442/2019, bem como haverá problemas para disponibilizar o recuo adequado para construção de calçada e outros previsto no plano diretor. Disse estar surpreso com publicações nas redes sociais sobre o assunto, da falta de informação de algumas pessoas, que se referiram ao plano diretor dizendo que haveria uma redução de 25% no valor do lote, o que não é verídico, uma vez que o assunto nem sequer pode ser tratado na referida Lei. Acredita que se deve evitar a especulação imobiliária e observar o melhor para os munícipes, a qualidade de vida, o espaço físico adequado para se viver. Outro ponto que o vereador observou na publicação, foi o comentário de que alguns vereadores se manifestaram contrário a redução da metragem, os quais estariam recebendo um salário superior a 10 mil reais, lamentando mais uma vez a falta de informação por parte da pessoa, sugerindo que o mesmo busque junto à comunidade os seus anseios, sem inventar informações, com o objetivo de degradar a imagem do vereador e jogando a comunidade contra pessoas que tentam fazer o melhor pela cidade em que vivem.

Data: 04 de novembro (segunda-feira), às 19 horas