SESSÃO ORDINÁRIA DE 22/07/2019

por V L publicado 23/07/2019 16h15, última modificação 23/07/2019 16h15

*Moção Aprovada:

Moção nº 05/2019, de autoria do vereador Giovane Fodi, que manifesta apoio a indicação nº 578/2019 do Vereador Jaime Negherbon, para que se façam esforços no sentido de alterar o sistema viário, no que diz respeito ao entroncamento das ruas Manoel Francisco da Costa e Olga Rohweder da Costa, no município de Jaraguá do Sul – SC, acesso principal ao município de Schroeder – SC, para que seja implantada uma rotatória em substituição ao semáforo existente no local.

*Indicações Aprovadas:

Indicação nº 29/2019, de autoria do vereador Giovane Fodi, que sugere a tomada de medidas cabíveis em parceria com o município de Jaraguá do Sul, a fim de realizar reparos urgentes na passarela localizada junto a ponte sobre o Rio Itapocuzinho, divisa com o município de Jaraguá do Sul, acesso principal ao município de Schroeder. Posteriormente, que sejam realizadas manutenções periódicas preventivas. Necessário se faz, pois a referida passarela está apresentando avarias em sua estrutura, as placas estão soltas e com rangidos, ocasionando insegurança aos pedestres e ciclistas que transitam no local.

Indicação nº 30/2019, de autoria do vereador Giovane Fodi, que sugere a instalação de geradores de energia elétrica na estação de tratamento de água (ETA). Atualmente, devido à falta de geradores, quando há queda de energia, o fornecimento de água potável fica comprometido.

Indicação nº 31/2019, de autoria do vereador Giovane Fodi, que sugere a instalação de placas indicativas nos parques infantis instalado recentemente nos bairros, informando a idade adequada de uso, altura, peso, entre outras informações. Atualmente o parque está sendo utilizado por pessoas fora da faixa etária recomendada de uso.

Indicação nº 32/2019, de autoria do vereador Giovane Fodi, que sugere ao executivo a construção de uma pista de skate. No município há diversos praticantes desse esporte, porém sem um local adequado para sua prática, sendo necessário a realização dos treinos nos municípios vizinhos. Vale lembrar que o skate é um esporte muito valorizado na atualidade, fazendo parte inclusive dos jogos olímpicos.

Palavra Livre
Giovane Fodi – PSB

O vereador inicialmente agradeceu aos vereadores pela aprovação de suas indicações. Posteriormente, informou que esteve na cidade de Mairiporã no estado de São Paulo, juntamente com os pilotos de DownHill de Schroeder, para a Disputa do Campeonato Brasileiro, que contou com várias categorias e mais de mil atletas. Agradeceu aos atletas que representaram o Município e Santa Catarina no campeonato, os senhores Claudimir Fodi, Darlan Lucas Tomaselli, Bruno Zoz, Volkmar Berchtold (Neni), Cleiton Isberner e Markolf Berchtold, campeão brasileiro pela 13ª vez. Finalizando, lamentou o falecimento do senhor Aldo Romeo Pasold, destacando sua história no município.

Apresentação Projeto Maruim

Estiveram presentes na sessão desta segunda-feira, os senhores Fenísio Pires Junior, diretor executivo do Consórcio Cigamvali e Lineu F. Del Ciampo, pesquisador e físico, explanando a respeito dos avanços nas pesquisar do Projeto para combate ao Maruim. O projeto desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), é resultado de mais de 13 anos de pesquisas e promete eliminar os focos de proliferação do maruim através de um ativo biológico. Com a pesquisa, observou-se que o inseto se reproduz em ambientes alcalinos, encontrados facilmente em materiais orgânicos em decomposição, como por exemplo, caules de bananeira, esterco da produção de gado, suínos e aves, produção de hortaliças entre outros. Porém, para sua eficácia, será necessário a cooperação da população na aplicação do produto, especialmente os produtores rurais. A distribuição do produto está prevista para os meses de setembro e outubro deste ano, sendo que cada propriedade rural terá um formato diferenciado de aplicação, de acordo com a cultura. O insumo ficará disponível nas secretarias de agricultura dos municípios, e ainda haverá capacitação para os produtores rurais responsáveis pela aplicação. Segundo Lineu e Junior, trata-se de um produto natural, de fácil manuseio e aplicação, desenvolvido a partir de princípios ativos de extratos vegetais, que não agride outras espécies animais ou vegetais, não contamina ou causa toxicidade ao meio ambiente, possui letalidade exclusivamente ao maruim e com prazo de reaplicação de dois meses.

Data: 05 de agosto (segunda-feira), às 19hrs