SESSÃO ORDINÁRIA DE 15/07/2019

por V L publicado 17/07/2019 09h47, última modificação 17/07/2019 09h47

*Projeto de lei aprovado em 2ª votação:

Projeto de lei nº 036/2019 que altera dispositivos da lei nº 1.799/2010, que cria o Programa Municipal de Apoio à Agricultura e Pecuária do Município de Schroeder – PROAGRO - Schroeder, e dá outras providências. Projeto de lei aprovado com emenda modificativa nº 01/19, que dá ao art. 1º do projeto a seguinte redação: “Art. 17-A. Fica autorizada a cobrança de Taxa, relativa ao Transporte de Calcário, na quantia de 1 (uma) UFM (Unidade Fiscal Municipal), por carga transportada, limitada à distância máxima de 350 km (trezentos e cinquenta quilômetros) da mineradora até a propriedade do solicitante.”

Palavra Livre

Valfrido Pedro dos Santos – PSDB

O vereador justificou seu voto contrário ao projeto de lei nº 036/2019 que altera dispositivos da Lei que cria o Programa Municipal de Apoio à Agricultura e Pecuária do Município de Schroeder – PROAGRO, mencionando que não é contra a cobrança de taxa, mas que em sua opinião, a cobrança do transporte de calcário onerará ainda mais o agricultor que já paga por outros serviços, sendo que o município já possui dois veículos para essa finalidade e poderia disponibilizar o motorista e o combustível.
Valfrido parabenizou o atleta Volkmar Berchtold (Neni), pela conquista da primeira colocação no Campeonato Brasileiro de Enduro de Mointan Bike, realizado no último final se semana.
Sugeriu a presença do diretor de água e saneamento em sessão ordinária, a fim de apresentar o cronograma para investimentos e melhorias do setor, em especial, as medidas que estão previstas para resolver o problema de falta de água nos finais de semana, em alguns pontos do município, como é o caso do bairro Rio Hern.

Aurino Wudke – PR

O vereador apresentou um pedido feito por algumas escolas e creches do município, para que sejam restaurados os brinquedos retirados recentemente dos parques infantis, e posteriormente, instalados nas unidades escolares que não possuam os brinquedos.
Mencionou a necessidade de comunicar a empresa responsável pela construção da E.M. Prof. Emílio da Silva, com o intuito de que verifique e resolva o problema que está ocasionando cheiro forte de esgoto. Da mesma forma, que seja comunicada a empresa responsável pelas obras da BR 280, a fim de que tome as medidas cabíveis, para evitar o depósito na tubulação de água pluvial e esgoto, de detritos resultantes da limpeza da Rua Rio de Janeiro. Segundo o vereador, a tubulação já está parcialmente fechada com areia e barro, e não cabe ao município futuramente fazer essa manutenção.
Lembrou que há cerca de um mês o gerente regional da Caixa Econômica Federal, esteve na Câmara explanando a respeito da lotérica e que até o momento o município continua sem atendimento, sem novidades sobre a questão.
Finalizando, o vereador informou que o Executivo recebeu um comunicado por parte do deputado Fabio Schiochet, referente a destinação de recursos no valor de 1 milhão de reais ao município. Demonstrou seu agradecimento ao deputado, pelo reconhecimento aos munícipes. Mesmo que o recurso ainda não esteja nas mãos do Executivo, a notícia é muito boa, pois demonstra o trabalho do deputado e a importância de representantes da nossa região na esfera federal.

Manoel Ednilson Burgardt (Maico) – MDB

O vereador comentou que também teve conhecimento do ofício encaminhado ao Prefeito, por parte do deputado Schiochet, informando da destinação de recursos de 1 milhão de reais, acreditado que o município será contemplado.
Informou que o deputado Carlos Chiodidi sinalizou a destinação 2 tratores para agricultura e o valor de 250 mil reais para pavimentação, mencionando ainda que na oportunidade em que estiver reunido com o deputado, irá reivindicar mais recursos, também buscando formas de incentivo às empresas.
A respeito do projeto de lei nº lei nº 036/2019 que altera dispositivos da Lei que cria o Programa Municipal de Apoio à Agricultura e Pecuária do Município de Schroeder – PROAGRO, mencionou que seu voto foi favorável, uma vez que buscou analisar o assunto de forma técnica, segundo o vereador, no momento era o que havia de melhor, sendo o mais justo possível.
Comunicou que nos próximos dias será lançado edital para instalação de iluminação pública da Rua da Canela. Esclareceu que a demora para execução dessa melhoria por parte do Executivo, ocorreu devido ao seu alto valor, ficando em torno de 86 mil reais.

Data: 22 de julho (segunda-feira), às 19hrs