SESSÃO ORDINÁRIA DE 08/07/2019

por V L publicado 11/07/2019 10h54, última modificação 11/07/2019 10h54
Palavra Livre Vereador Aurino Wudke - PR

O vereador explanou a respeito do projeto de lei nº 036/2019, que altera dispositivo da lei que trata do Programa Municipal de Apoio à Agricultura e Pecuária do Município de Schroeder – PROAGRO, justificando seu voto favorável. Inicialmente, explicou como funciona o Programa aprovado em 2010, falando sobre os serviços disponibilizados, como maquinário, inseminação, entre outros, sempre com uma colaboração por parte do agricultor. Assim, o projeto em trâmite na câmara vem com a finalidade de incluir ao programa a possibilidade de o município disponibilizar o transporte do calcário oferecido pelo Governo Estadual, necessitando de uma coparticipação do agricultor. No projeto original, essa coparticipação, estava definida no valor de uma UFM e meia. A Comissão de Finanças e Orçamentos da Casa, sugeriu emenda para a cobrança de uma UFM, que atualmente está em torno de R$ 210,00, sendo um valor bem inferior ao que o agricultor pagaria se contratasse particularmente o transporte, pois não cobre os gastos com o combustível, motorista, pedágios e desgaste do veículo. Segundo o vereador, se houve algum erro, foi o protocolo tardio do projeto de lei no Legislativo, tendo em vista que era necessário analisar a questão com cautela a fim de se evitar injustiças. Dessa forma, optou-se em ouvir os agricultores que estavam na lista para receber o calcário. Durante a reunião, os presentes concordam com o projeto e com a emenda, apenas um agricultor se manifestou contrário. Aurino acreditada que a falta de incentivo não é o principal motivo do êxodo rural, e sim a expansão da área urbana. Destacou que no passado os incentivos eram disponibilizados pelos governos estadual e federal, porém atualmente não conseguem dar o mesmo apoio, restando aos municípios, que por sua vez, possuem menos condições ainda, pois são os que mais sofrem com a queda de arrecadação. Finalizando, enfatizou que todos os vereadores gostariam que houvesse isenção de qualquer pagamento ao transporte de calcário, porém o Executivo Municipal iria responder por isso, uma vez que estaria beneficiando apenas uma classe, precisando ser justo com todos.

Data: 15 de julho (segunda-feira), às 19hrs