SESSÃO ORDINÁRIA DE 08/07/2019

por V L publicado 11/07/2019 10h50, última modificação 11/07/2019 10h49
Palavra Livre Vereador Valfrido Pedro dos Santos - PSDB

O vereador fez uso da tribuna justificando seu voto contrário ao projeto de lei nº 036/2019, que altera dispositivo da lei que trata do Programa Municipal de Apoio à Agricultura e Pecuária do Município de Schroeder – PROAGRO. Mencionou que a alteração proposta autoriza a cobrança de taxa relativa ao transporte de calcário. Acredita que, como já são cobradas as horas máquinas utilizadas pelos produtores rurais, com valores que em sua opinião, não correspondem ao ganho dos mesmos, deveria haver mais incentivo ao agricultor, pois a agricultura já foi a maior atividade econômica do município a cerca de 15 anos e questionou o motivo de ter decaído tanto, enquanto cresceu no País. Reforçou que o segmento da agricultura está sendo cada vez mais escasso, pois os jovens migram para as indústrias em busca de liberdade financeira, devido à falta de incentivo ao produtor local. Segundo o vereador, como forma de incentivo, o Município deveria realizar o transporte gratuitamente, tendo em vista que o calcário já é doado pelo Governo do Estado e o município tem posse de 2 caminhões para atender os 16 produtores cadastrados, os quais só recebem o benefício após uma análise realizada pelo órgão responsável, comprovando a necessidade de uso do mesmo. Ressaltou que neste caso, a economia feita pela administração será de aproximadamente R$ 19.000,00 (dezenove mil reais) em um ano, e que em seu ponto de vista, é um valor relativamente baixo. Concordaria com o valor dessa taxa desde que as demais horas máquinas tivessem um preço mais justo e acessível. Comentou que infelizmente o agricultor já foi prejudicado, pois existe um período correto para utilização do calcário na terra e que devido ao tardio envio do Projeto pela Administração é provável que a maioria não consiga utilizar o mesmo, enfatizando que um projeto tão importante deveria ter tempo hábil para os trâmites legais, sem prejudicar os favorecidos. Finalizou sua palavra pedindo apoio dos vereadores, pois essa taxa refletirá principalmente nos pequenos produtores.

Data: 15 de julho (segunda-feira), às 19hrs