SESSÃO ORDINÁRIA DE 08/06/2020

por V L publicado 10/06/2020 10h14, última modificação 10/06/2020 10h14
Realizada através de deliberação remota (videoconferência).

*Emendas reprovadas:

Emenda modificativa nº 02/2020, de autoria dos vereadores Aurino Wudke e Valfrido Pedro dos Santos, que altera o Art. 1º, do Projeto de lei legislativo nº 002/2020.

Emenda modificativa nº 03/2020, de autoria dos vereadores Aurino Wudke e Valfrido Pedro dos Santos, que altera os Arts. 1º e 2º, do Projeto de lei legislativo nº 003/2020

*Projetos de lei oriundos do legislativo, aprovados em única votação:

Projeto de Lei Legislativo n. 002/2020, que estabelece os subsídios do prefeito, vice-prefeito e dos secretários municipais para a legislatura 2021 a 2024.

Projeto de Lei Legislativo n. 003/2020, que estabelece os subsídios dos vereadores para a legislatura 2021 a 2024

*Indicações aprovadas:

Indicação nº 015/2020, de autoria da vereadora Marina Fernandes, que sugere a inclusão no roteiro do caminhão pipa a Rua Valentin Zoz, o trecho final. Faz-se necessário devido ao excesso de poeira, ocasionado pala movimentação de veículos.

Indicação nº 016/2020, de autoria da vereadora Marina Fernandes, que sugere o conserto da boca de lobo localizada na Rua Tiradentes, em frente ao imóvel nº 144. O bueiro está com as bordas e a grade quebradas e está muito abaixo do nível da rua. Devido aos danos mencionados, pedestres e ciclista podem se acidentar.

*Palavra Livre

Aurino Wudke
O vereador em seu pronunciamento, pediu apoio para aprovação das emendas modificativas 02 e 03/2020, que alteram os projetos 02 e 03/2020, que tratam dos subsídios dos agentes políticos para legislatura 2021/2024. Segundo o vereador, as emendas sugerem redução de 10% para o subsídio do prefeito e 15% para os demais agentes políticos. Justificou que o momento difícil de pandemia que está ocorrendo, trará reflexos para o próximo ano, entendendo que os agentes políticos precisam fazer algo em prol da comunidade. A crise econômica está afetando os empresários e a população, e cada um deve fazer a sua parte.

Claudimir Lindner (Pimenta)
O vereador em seu pronunciamento, comentou a respeito dos projetos de lei legislativo nºs 02 e 03/2020, destacando que são projetos importantes para o andamento dos trabalhos da próxima legislatura. Com a aprovação dos mesmos, os vereadores estarão fazendo o seu papel, congelando assim o subsídio, conforme o que preconiza o Governo Federal. Lembra ainda que situação semelhante ocorreu na legislatura passada, onde o vereador Aurino também apresentou proposição para redução de salários, com abaixo-assinado que continha assinaturas de pessoas que nem residiam no município e de crianças. Porém quando presidente, recebeu os 50% a mais de subsídio e todos os reajustes durante o mandato. Acreditando assim, que se o referido vereador não estava de acordo, deveria ter devolvido ou doado os valores. O detentor da palavra entende que não é justo reduzir o valor para os próximos agentes políticos. Finalizando acrescentou que o vereador deve trabalhar, fazer jus ao salário, ter consciência do que está pleiteando sem fazer politicagem. Como vereador, se coloca à disposição da comunidade e valoriza o que recebe.

Giovane Fodi
O vereador durante sua palavra, justificou seu voto em relação aos projetos de lei legislativo 02 e 03/2020, bem como as emendas 02 e 03/2020. Mencionou que os vereadores foram eleitos pelo povo, de forma democrática, e são cobrados diariamente pelas atitudes como legisladores. Destacou que as pessoas que o procuram, não questionam apenas a parte salarial, e sim, o trabalho que desenvolve em prol do povo de Schroeder. Acrescentou que, desde o primeiro dia de mandato busca fazer o papel de fiscalizar e trabalhar em benefício da população. Acredita que, quem não concorda com o subsídio do vereador, deveria ter rejeitado o valor recebido, já no primeiro mês, no primeiro ano do mandato. De acordo com o vereador, deve-se manter no momento o equilíbrio, pois sabemos que o pior ainda está por vir. Mencionou ainda que as atitudes que tem como vereador diariamente justificam o subsídio e não necessita aproveitar da situação querendo reduzir 10 ou 15% do valor, assim, manifestou seu voto contra às emendas e a favor aos projetos de lei.
Finalizando, prestou condolências aos familiares da senhora Alma Bagatoli Lombardi, que faleceu na última sexta-feira (5).

Manoel Ednilson Burgardt (Maico)
O vereador comentou a respeito dos projetos de lei legislativo nºs 02 e 03/2020 e das emendas nº 01 e 03/2020, mencionando estar admirado com a atitude do vereador Aurino em pedir apoio para redução de subsídio, uma vez que no ano de 2016 levantou a mesma questão, porém quando teve a oportunidade aceitou receber todos os reajuste desde 2016, inclusive os 50% a mais do subsídio de presidente, e em momento algum mencionou que iria doar esse valor, inclusive pregava que o salário dos professores deveria ser maior que do vereador, e quando teve a oportunidade, nada fez pela educação. Destacou que o subsídio estará congelado para este ano e para os próximos quatro anos, permanecerá o mesmo valor, sendo algo que proporcionará maior economia, do que em relação a outros municípios que estão reduzindo apenas 25% no período de dois meses. Acredita que agora é o momento de fazer algo, falar de algo para o futuro se o povo está precisando agora, acredita ser politicagem a redução no momento. Mencionou que também é empresário e está passando por momentos difíceis como todos os outros e também está ajudando a população, mas não vê necessidade em divulgar. O que não pode ocorrer é de político querer se promover, aproveitando um momento difícil que a sociedade está enfrentando, uma vez que no futuro, se houver queda de arrecadação será automático a redução dos subsídios. Finalizando lembrou que já propôs aos vereadores a doação de parte do salário atual, mas não houve acordo, assim, cada um sabe de que forma trabalhou durante o mandato, e aguarda a retomada das sessões presenciais para realizar um debate , a fim de identificar as diferenças de um político verdadeiro de um oportunista.

Marina Fernandes
A vereadora em sua palavra, prestou condolências aos familiares da senhora Alma Bagatoli Lombardi, que faleceu na última sexta-feira (5).

Valfrido Pedro dos Santos (Tio Frido)
O vereador explanou a respeito do teor das emendas modificativas 02 e 03/2020, que alteram os projetos 02 e 03/2020, que tratam dos subsídios dos agentes políticos para legislatura 2021/2024. Destacou que as emendas vêm de encontro com o momento difícil que a população está enfrentando. Observa a classe empresarial reduzindo a arrecadação, a jornada de trabalho, se esforçando para se manter, e a redução do subsídio seria uma forma da classe política dar um bom exemplo, acreditando que o equilíbrio acontece quando todos estão em um patamar igualitário e não quando apenas uma classe não é afetada. Acredita que durante o próximo mandato a economia seria de cerca de um milhão de reais e vidas poderiam ser salvas com esse valor. A respeito da doação cogitada entre os vereadores para este ano, enfatiza que é parceiro, porém até o momento a maioria dos vereadores não se manifestou. Em relação a ajuda que os vereadores prestam, é um auxílio como cidadão, uma vez que esta não é a função do vereador.
Em aparte, o vereador Aurino comentou que sempre são os vereadores da legislatura anterior que irão estabelece o subsídio para os próximos agentes políticos e agora é o momento de fazê-lo.
Finalizando, o detentor da palavra prestou condolências aos familiares da senhora Alma Bagatoli Lombardi.

Próxima Sessão Ordinária (através de deliberação remota)
Data: 15 de junho de 2020 (segunda-feira), às 19 horas

Para visualizar o vídeo da Sessão Ordinária, acesse:
Parte 01: https://youtu.be/2IMvDUvQh6s
Parte 02: https://youtu.be/fIgHCY9uyE8

error while rendering plone.comments