SESSÃO ORDINÁRIA DE 04/11/2019

por V L publicado 06/11/2019 15h24, última modificação 06/11/2019 15h24

*Resoluções que deram entrada:
Resoluções 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18/2019, que outorgam títulos de cidadão honorário e benemérito schroedense.

*Decreto aprovado em única votação:
Decreto Legislativo nº 001/2019, que trata do parecer relativo à aprovação das contas do exercício de janeiro a dezembro de 2017, da administração do prefeito Osvaldo Jurck.

Marina Fernandes – PSD

A Vereadora iniciou suas palavras, solicitando apoio para a aprovação de sua indicação nº 047/2019, que sugere a manutenção de boca de lobo existente na Rua Marechal Castelo Branco, nas proximidades do imóvel nº 3339, para que o referido bueiro tenha maior nivelamento com a via. Marina informa que já houve reclamação de vários munícipes alegando acidentes devido a profundidade do bueiro.
Na sequência, comunicou que recebeu um retorno do responsável pelo IML (Instituto Médico Legal) de Jaraguá do Sul, em resposta ao seu pedido de esclarecimentos sobre o funcionamento do mesmo, para liberação de corpos no período noturno, quando encerra-se o horário de expediente. Mencionou que foi lhe esclarecido através de ofício que a unidade do Instituto de Jaraguá do Sul atende a uma região de 5 municípios e aproximadamente 270 mil habitantes, operando em regime de trabalho ininterrupto e misto, formado por expediente diário (das 08h às 17h) e sobreaviso noturno (madrugadas e finais de semana). Em razão do baixo efetivo (dois servidores técnicos de carreira) não há número suficiente de colaboradores para criação de uma escala de plantão presencial, de forma que, a exemplo de outros Núcleos de Perícia do Estado, durante o período noturno e finais de semana, as dependências do prédio do IML permanecem fechadas. Todos os atendimentos realizados em regime de sobreaviso (à noite e finais de semana) são motivados por acionamento emergencial e resultantes de contato prévio por parte da Delegacia de Polícia Civil (órgão responsável pela confecção do boletim de ocorrência, investigação e acionamento oficial do IML). Desta maneira, a vereadora sugere o envio de moção ao Governo do Estado, reivindicando a disponibilidade de maior número de servidores técnicos para trabalharem no IML de nossa região.

Aurino Wudke – PL

O vereador fez uso da tribuna relatando a respeito de sua viagem a Brasília, ocorrida dia 23/10, momento em que pode reivindicar melhorias na área da saúde com o senador Jorginho Mello, o qual se comprometeu em disponibilizar emenda no valor de 100 mil reais. Na oportunidade manteve contado com o Ministro da Saúde, onde também reivindicou melhorias para o Município e para o Estado. Mencionou que acompanhou ainda os vereadores mirins e o coordenador do programa Vereador Mirim, o servidor Jean L. Konkol, os quais estiveram na Capital no mesmo período, para participarem de evento organizado pelo Plenarinho da Câmara dos Deputados, e tiveram a oportunidade de protocolar pedido de emenda ao senador Jorginho, destinada à educação, com o objetivo de aquisição de equipamentos para laboratório de informática e para o projeto de robótica da E. M. Prof. Santos Tomaselli.

Manoel E. Burgardt (Maico) – MDB

O vereador iniciou seu pronunciamento manifestando sua indignação em relação às pessoas que maltratam animais, relatando o ocorrido em sua residência, onde um cachorro foi abandonado, sendo deixado dentro de sua propriedade, no espaço onde o vereador possui vários cachorros, e por ser um animal estranho aos demais, infelizmente foi atacado. Enfatizou que defende a ideia de um projeto por parte do setor público para cuidar de animais abandonados. Falou também do belo trabalho que alguns munícipes realizam ao acolher e cuidar de animais abandonados.
Falou que os pedidos de indicações para manutenção das ruas não seriam necessários, se o secretário de obras realiza-se um balanço da situação, a fim de resolver essas questões, pois ele é responsável pela pasta, citando como exemplo a existência de uma cratera ao lado da Autoescola Schroeder, que necessita ser fechada há muito tempo e até o momento o serviço não foi executado.
Informou que na data de hoje, houve a licitação para a instalação de iluminação da Rua da Canela, porém não houve interessados, infelizmente a licitação foi deserta. Informou também que está em andamento as licitações para pavimentação de 12 ruas do bairro Sossego.
Na área da saúde, mencionou que pessoas o procuram pois necessitam de cirurgia de catarata. Buscou informação com o secretário, o qual lhe informou que está aguardando um valor de 12 mil reais desde o mês de julho para esta finalidade, porém ainda não foi repassado o valor. Assim, o vereador acredita que parte do valor devolvido recentemente do Legislativo, será utilizado para este fim.
Sobre reciclagem, o vereador comentou que o Município deveria ter um espaço adequado para destinação do material, com todos os equipamentos necessários e que seja disponibilizado o local para as pessoas que já trabalham com reciclagem no município, acreditando que trará economia, pois parte do valor arrecadado com a reciclagem voltaria para o município. Destacou que durante os 15 anos que é vereador, defende a ideia de um centro de reciclagem, nos moldes do projeto realizado na cidade de Bituruna/PR e que a ideia de reciclagem deve ser desenvolvida nas escolas, pelos professores educando as crianças sobre o tema.

Data: 11 de novembro (segunda-feira), às 19 horas