PROJETO MARUIM É APRESENTADO EM SCHROEDER

por V L publicado 24/07/2019 08h50, última modificação 24/07/2019 08h50

Estiveram presentes na sessão desta segunda-feira (22/07), os senhores Fenísio Pires Junior, diretor executivo do Consórcio Cigamvali e Lineu F. Del Ciampo, pesquisador e físico, explanando a respeito dos avanços nas pesquisar do Projeto para combate ao Maruim. 

O projeto desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), é resultado de mais de 13 anos de pesquisas e promete eliminar os focos de proliferação do maruim através de um ativo biológico. 
Com a pesquisa, observou-se que o inseto se reproduz em ambientes alcalinos, encontrados facilmente em materiais orgânicos em decomposição, como por exemplo, caules de bananeira, esterco da produção de gado, suínos e aves, produção de hortaliças entre outros. Porém, para sua eficácia, será necessário a cooperação da população na aplicação do produto, especialmente os produtores rurais. 
A distribuição do produto está prevista para os meses de setembro e outubro deste ano, sendo que cada propriedade rural terá um formato diferenciado de aplicação, de acordo com a cultura. O insumo ficará disponível nas secretarias de agricultura dos municípios, e ainda haverá capacitação para os produtores rurais responsáveis pela aplicação. 
Segundo Lineu e Junior, trata-se de um produto natural, de fácil manuseio e aplicação, desenvolvido a partir de princípios ativos de extratos vegetais, que não agride outras espécies animais ou vegetais, não contamina ou causa toxicidade ao meio ambiente, possui letalidade exclusivamente ao maruim e com prazo de reaplicação de dois meses.

Assista ao vídeo da RIC TV sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=c9_GDYR7IbA&feature=player_embedded&fbclid=IwAR0c8nlyqr4ESlCnGdjbFFu-hgcUB0oINILJpUYE7p5slQUxUTgPOqezje8

error while rendering plone.comments